quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica.

Tal como solicitado, pela Profª. Maria João, li, atentamente, o texto "Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica", elaborando de seguida uma síntese ao mesmo com uma breve reflexão critica final.
Entendento como objectivo do texto, a sistematização de um conjunto de vertentes, de explicação dos blogs em contexto escolar como recurso e como estratégia pedagógica, comecei por aprender os conceitos de blog e de blogosfera. No contexto escolar, aqueles são criados e dinamizados por professores e alunos; quer a nível individual quer colectivo; focalizados ou transdisciplinares; desde o ensino pré-escolar ao ensino superior.
Em Portugal, o tempo total de navegação ultrapassou as 842 mil horas, uma média de 1h244m por utilizador(dados de 2004). Ao nível mundial os edublogs ultrapassam a prática pedagógica para se tornarem num dominio de estudo e investigação.
Como uma página na web, acualizado com grande frequência, através de posts que incluem mensagens e textos, o blog é, ainda,enriquecido com links para sites de interesse do autor, estruturado por uma ordem cronológica ascendente.
Existem blogs com vários tipos de autores: autores individuais que pretendem partilhar os seus interesses; autores institucionais com objectivos comerciais; e autores de grupos de pessoas. Os temas são diversos, desde os mais especificos aos mais genéricos, com intuitos diversos. Podem, por isso, ter como expressão uma natureza intimista ou uma procura de notoriedade ou, ainda, de divulgação de ideias. Os autores procuram, também, incentivar a participação de outros bloggers.
Quato à privacidade, se o autor quiser manter o seu blog na esfera privada é dificil, já que aquele se encontra alojado na Internet. No entanto,nalguns sistemas, o autor pode determinar o acesso apenas a internautas autorizados. O autor pode também, divulgar os seus blogs em directórios e motores de busca, tendo, por isso, um certo grau de visibilidade publica, decidida por ele próprio.
A criação e manutenção do blog pode acontecer a nível individual ou colectivo. Atribui-se sucesso aos blogs, sobretudo, pela facilidade de utilização, acrescida do facto de ser gratuito a todos os níves (criação, gestão e alojamento).
Enquanto recurso pedagógico, os blogs podem servir de espaço de acesso a informação disponível e especializada; enquanto estratégia pedagógica, podem servir de portfolios e espaços de intercâmbios, de debate e de integração de conhecimentos e saberes.
A utilização dos blogs na escola leva a evidenciar o papel dos alunos como leitores e autores dos blogs. É, fundamental, a orientação e o acompanhamento dos blogs por parte dos professores, pois a escola e as suas actividades ficam mais expostas à comunidade envolvente. Mas ao mesmo tempo abrem novas oportunidades, na envolvência com a comunidade. Assim, os blogs tornam-se espaço de comunicação que, por sua vez, leva ao desenvolvimento de competências (pesquisa, selecção de informação, produção de textos,...)e dominio das ferramentas da Web.
Por outro lado, os blogs conduzem a um espaço de acesso a informação especializada com temáticas curriculares e extracurriculares, correcta cientificamente e adequada aos diferentes níveis. Neste aspecto, cada professor deve avaliar o blog antes de o transmitir aos alunos, sobretudo, em temáticas delicadas.
Quanto aos blogs como espaço de disponibilização de informação por parte do professor, é este que cria e mantém o blog, devendo ter o cuidade de referenciar o seu conteúdo nas aulas.
Relativamente, aos blogs como portfolio digital, servem como forma de organizar as aprendizagens e como instrumento de avaliação, focalizado no produto e na processo e, ainda revelador de reflexão.
Os blogs como espaço de debate promovem a estratégia de role-playing, ou seja, de discussão de temáticas envolvendo diferentes grupos ou diferentes turmas.
Por ultimo, o blog como espaço de integração, pode ser extraordinariamente produtivo de relacionamentos interpessoais, permitindo processos de aculturação multicultural.
Num comentário final ao texto, refiro a utilidade da informação que obtive, já que desconhecia,por completo, tais possibilidades e que, o mesmo me motivou para a criação, na escola, de um blog na área socio-cultural. Vou promover a sua criação, junto de pares e da direcção já que aliado a todas as potencialidades mencionadas, acrece o facto de não envolver custos.
Agradeço a oportunidade de, através de uma leitura simples e acesssível, ter tomado conhecimento deste recurso e estratégia pedagógica.

Diana Monteiro

1 comentário:

  1. Olá Diana!
    Este texto foi um esforço de sistematização de algumas das potencialidades educacionais dos blogues. Hoje outros aspectos poderiam ser incluídos pois o texto é já de 2005 (na verdade de 2004) e em 5 anos muitas coisas mudaram nomeadamente as próprias potencialidades de muitos dos sistemas de criacção de blogues. Aceitam-se sugestões de como ir mais longe... eu tenho algumas mas gostava que pensassem a "ampliassem" vocês as sugestões de exploraçãop dos blogues e dos recursos que lhes podemos associar.

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