domingo, 22 de março de 2009

Reflexão "Ferramentas de pesquisa intencionalde informação enquanto ferramentas cognitivas"

Na análise que fiz a este capítulo da obra de Jonassen, tomei consciência da importância de uma pesquisa séria e cuidada na WWW, distinguindo a utilização das diferentes ferramentas, no sentido do aluno passar de mero utilizador de espaços sociais e puro entretenimento para a construção do seu próprio conhecimento.
Compreendi a posição do autor quando centraliza a atenção na aprendizagem mais do que a utilização aleatória de textos e hiperligações a vários sitios da Web. E, a sua preocupação em defender que a World Wide Web apenas constitui um apoio para a aprendizagem, quando o aluno sente necessidade de encontrar informação. É nesta necessidade de procurar informação, que o aluno deve pesquisar, intencionalmente, a Web. Para tal, precisa de ferramentas e métodos que apoiem essa pesquisa.
Baseada na análise pormenorizada que consta da síntese que postei, anteriormente, neste blogue, concluo que a navegação social, os motores de busca e os agentes inteligentes são ferramentas cognitivas porque são resposta a um objectivo intencional de satisfação de uma necessidade de informação. Para além disso, como a ferramenta tem alguma forma de inteligência é, manifestamente, uma forma de pensamento.

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